A empresa Almina – Minas do Alentejo, concessionária da mina de Aljustrel, promoveu, no início deste mês de maio, a habitual cerimónia de entrega de apoios financeiros a quase quatro dezenas de coletividades e instituições sociais do concelho, assim como uma de Entradas (Castro Verde), no valor de cerca de 130 mil euros.
“É importante podermos dar um contributo a toda estas associações”, reconheceu ao “CA” o presidente da empresa, Humberto Costa Leite.
Neste ano de 2025, receberam o apoio da Almina a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aljustrel, as misericórdias de Aljustrel e de Nossa Senhora da Assunção (Messejana), a Cocaria – Associação de Solidariedade Social de Rio de Moinhos, a Associação de Solidariedade de São João de Negrilhos, a Associação Engenho e Arte (Messejana), o Centro Paroquial e Bem-Estar Social de Ervidel e o Lar Frei Manoel das Entradas (do concelho de Castro Verde).
Foram igualmente apoiadas a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Aljustrel, a Equipa de Aljustrel da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a Fábrica da Igreja Paroquial de Messejana, a Paróquia de Aljustrel e a Real Confraria de Nossa Senhora do Castelo.
Na área do desporto, a Almina atribuiu apoios ao Mineiro Aljustrelense (para as secções de Futebol Sénior, Futebol Juvenil, Hóquei em Patins e Patinagem Artística), Messejanense, Negrilhos FC, Alvorada de Ervidel, Núcleo de Atletismo e Recreio de Messejana, Sociedade Columbófila Ajustrelense, Centro de Ciclismo de Aljustrel e Associação Desporto e Saúde de Aljustrel.
Ainda nesta área, também o CRIRA – Centro Republicano de Instrução e Recreio Aljustrelense (assim como as respetivas secções de BTT/Cicloturismo, Natação, Dança e Marchas Populares), a Associação Equestre de Aljustrel, o Bass Dream – Clube de Pesca Desportiva e o Clube de Caçadores do Vale Fanado receberam um donativo da empresa mineira.
Por fim, na área das artes, foram apoiadas pela Almina a Sociedade Musical de Instrução de Recreio Aljustrelense, a Marcha Baeta (Messejana), a Marcha Popular de Ervidel, a IP2N4 – Associação de Artes Plásticas do Alentejo e a escritora Sónia Sacramento.