Aljustrel prepara Estratégia Local de Habitação

A Câmara de Aljustrel está a elaborar a sua Estratégia Local de Habitação (ELH), encontrando-se de momento a fazer “uma base de diagnóstico das carências existentes”, revela ao “CA” fonte municipal.

De acordo com a mesma fonte, o objetivo da iniciativa “é poder enquadrar candidaturas de cidadãos a programas de financiamento para promover soluções habitacionais dignas para todos, designadamente ao 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”.

Nesse sentido, a autarquia tem a decorrer um questionário, “que deverá ser preenchido por todos os que entenderem que se enquadram nos requisitos referidos”, nomeadamente “cidadãos que se encontrem em situação de precaridade no que diz respeito à habitação ou que vivam em condições de sobrelotação, de insalubridade e insegurança”.

O questionário pode ser respondido online ou entregue nas juntas de freguesia do concelho e no Balcão Único do município.

A Câmara de Aljustrel explica que quer incluir neste programa “todos aqueles que necessitem, sendo, por isso, esta base de dados determinante para que, no futuro, estas pessoas possam vir a ser apoiadas”.

Recorde-se que o programa 1º Direito foi lançado pelo Governo com o objetivo de apoiar a promoção “de soluções habitacionais para pessoas e famílias que, cumulativamente, vivam em condições habitacionais indignas e não disponham de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima