Aljustrel nos Caminhos Mineiros de Santa Bárbara

Câmara de Aljustrel - Caminhos de Santa Bárbara

A Câmara de Aljustrel aprovou a sua adesão à Federação Europeia de Rotas Mineiras de Santa Bárbara (Mines.B), para valorizar o património e a cultura mineira do concelho.

Trata-se de “mais um passo importante na afirmação e reconhecimento internacional de Aljustrel no âmbito do turismo industrial e na valorização do património e cultura mineira, que em Aljustrel tem 5.000 anos de antiguidade”, justifica ao “CA” fonte municipal.

Criada a 4 de dezembro de 2020, a federação tem sede na cidade italiana de Iglesias e visa “proteger, transmitir e valorizar o património – material e imaterial – e a herança cultural decorrente da milenar epopeia mineira europeia”.

A par de Aljustrel, o projeto da Mines.B integra ainda mais sete rotas mineiras, na Eslovénia, Bélgica, França, Espanha, Eslováquia e Itália.

De acordo com a Câmara de Aljustrel, o tema principal a destacar nestas rotas “é a história mineira e a exploração do património arqueológico industrial de uma forma sustentável”, não propondo um itinerário religioso, mas onde Santa Bárbara (padroeira do mineiros) “continua a ser um símbolo cultural de importância significativa em relação à exploração mineira e representa um fio condutor preponderante”.

Opinião

Carlos Pinto

5 de Julho, 2024

O salário dos políticos

Napoleão Mira

5 de Julho, 2024

Avô Montes

Carlos Pinto

21 de Junho, 2024

O Segredo de justiça existe?

Vitor Encarnação

21 de Junho, 2024

Solidão

Carlos Pinto

7 de Junho, 2024

O problema da imigração

Napoleão Mira

7 de Junho, 2024

Mestre Vargas, Um Barbeiro Invulgar

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima