As câmaras de Aljustrel, Mértola e Grândola estabeleceram um protocolo para a salvaguarda, valorização e desenvolvimento sustentável destes territórios mineiros.
A parceria foi estabelecida no âmbito do XV Encontro Anual dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico em Portugal, que decorreu na passada semana na aldeia mineira do Lousal.
Segundo a Câmara de Aljustrel, o protocolo visa a “colaboração entre os referidos municípios para a definição e concretização de uma estratégia coletiva de salvaguarda do património mineiro, valorização dos seus ativos territoriais e promoção do desenvolvimento sustentável do território”.
Nesse âmbito, os três municípios vão desenvolver uma estratégia comum com a preocupação de salvaguardar “a produção de conhecimento em torno do património mineiro, material e imaterial, arqueológico e geológico”.
Através da estratégia intermunicipal, os municípios pretendem apostar, entre outras matérias, “na estruturação e promoção do turismo sustentável [e] na valorização do capital humano, social e organizacional gerado em torno da vivência e herança mineira”.
Desta forma, será possível criar “condições para o acolhimento de novas dinâmicas empresariais, científicas e culturais”.