O concelho de Aljustrel surge novamente no “Guia de Serviços Educativos do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal (https://roteirodasminas.dgeg.gov.pt)”, neste novo ano letivo de 2022-2023.
Segundo a autarquia, trata-se de um guia “que contempla diversos municípios” e “que apresenta várias atividades ao longo de todo o território, e que são dirigidas essencialmente a alunos e professores dos diversos ciclos de ensino.
“Aljustrel tem, assim, disponíveis atividades presenciais e não presenciais”, entre as quais um “Atelier sobre a evolução da iluminação no interior da mina – do período romano à atualidade”, “O percurso mineiro – Turista por um Dia”, “O percurso – Aljustrel tem uma Mina” ou “a visita guiada ao Museu Municipal de Aljustrel – Viagem às nossas origens”.
O município “disponibiliza ainda outros recursos, não presenciais, como o visionamento de um teatro de fantoches e de três documentários que incidem na temática da mina e da identidade mineira”, acrescenta a mesma fonte.
O “Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal” é uma iniciativa conjunta da Direção Geral de Energia e Geologia, da Empresa de Desenvolvimento Mineiro e de 41 entidades.
A iniciativa, pretende, entre outros objetivos, “contribuir para o desenvolvimento local através de iniciativas de salvaguarda e rentabilização do património geológico e mineiro, assim como a promoção do conhecimento científico nas áreas em que essas entidades intervêm”.