As câmaras de Aljustrel e de Castro Verde foram distinguidas, na passada semana, em Évora, com o selo “Comunidades Pró-Envelhecimento”, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
Segundo a OPP, esta distinção pretende “reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas com um forte e efetivo compromisso com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”.
As autarquias de Aljustrel e de Castro Verde surgem numa lista de 72 juntas de freguesia e câmaras municipais distinguidas em 2023 pela OPP, numa iniciativa que pretende ser um contributo “para a sustentabilidade dos sistemas social e económico, através do investimento no enorme e rico capital humano que Portugal possui”.
“A entrega deste selo tem, por um lado, o objetivo de reconhecer as boas práticas e proporcionar momentos de reflexão. Por outro lado, também dissemina as boas práticas para que, noutros locais, outros as possam aproveitar e desenvolver”, justifica o bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues.