A vila de Aljustrel vai celebrar a padroeira Nossa Senhora do Castelo até domingo, 10, com as tradicionais festas que incluem no programa cerimónias religiosas, uma noite de fados e concertos.
As festas, organizadas pela Real Confraria de Nossa Senhora de Castelo, com a colaboração da Câmara de Aljustrel, da União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos e de diversas entidades, arrancam na “vila mineira” nesta quarta-feira, 6, com um cortejo automóvel com a imagem de Nossa Senhora a partir das 20h30, seguida de uma missa na igreja de Nossa Senhora do Castelo.
Para quinta-feira, 7, está prevista no mesmo local a recitação do terço (17h30) e uma eucaristia (18h00), seguindo-se uma Serenata a Nossa Senhora, a partir das 21h30, com os fadistas Sandra Lança, Catarina Claro, Sandra Reis, Mafalda Vasques e Luís Saturnino.
O Dia de Nossa Senhora do Castelo assinala-se na sexta-feira, 8, com a recitação do terço (17h30) e uma missa solene (18h00). De noite, a partir das 22h00, há música no parque de estacionamento do santuário de Nossa Senhora do Castelo, com o espetáculo “àVariações – Tributo a António Variações”, do grupo Kássio & Banda, e um baile com Celso Graciano.
As comemorações prosseguem no sábado, 9, com a recitação do terço (11h30), uma eucaristia (12h00) e um baile com Rui Soares & Lau (21h30). Pelo meio, às 24h00, terá lugar um espetáculo de fogo-de-artifício.
A edição deste ano das Festas de Nossa Senhora do Castelo terminam no domingo, 10, com a recitação do terço (16h00), uma missa solene presidida pelo bispo de Beja, D. João Marcos (16h30) e uma procissão (18h00).