Aljustrel. Carregueiro ligado à rede de abastecimento de água

A pequena aldeia ferroviária do Carregueiro passou a estar, desde esta terça-feira, 14, ligada à rede pública de abastecimento de água do concelho de Aljustrel.

A nova conduta adutora entre a rede de abastecimento de Aljustrel e um reservatório construído nesta localidade entrou em funcionamento na terça-feira, 14, depois de um investimento superior a 618 mil euros.

A obra foi comparticipada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e permite, segundo a Câmara de Aljustrel, “melhorar a qualidade dos serviços de abastecimento à população do Carregueiro”.

“Com esta ligação, e esta infraestrutura, a aldeia do Carregueiro deixou de ser abastecida a partir de furos hertzianos, garantindo-se a disponibilidade de água a tempo inteiro, sem interrupções, e em quantidade e qualidade, e de acordo com todos os parâmetros exigidos por lei”, acrescenta a autarquia.

Para a Câmara Municipal, “esta obra reveste-se da maior importância e é de elementar justiça, uma vez que permite que todo o concelho de Aljustrel fique ligado ao sistema da Águas Públicas do Alentejo (AgdA)”.

Segundo a autarquia, este projeto representa igualmente a conclusão de um ciclo de investimentos municipais, por forma a garantir “que todas as localidades do concelho, independentemente da sua dimensão e número de habitantes, são servidas pela mesma origem de abastecimento”.

A nova conduta adutora que serve o Carregueiro, implantada em vala paralela à EN2, tem uma extensão total de 8.078,00 metros lineares, enquanto o novo reservatório elevado foi erigido junto a uma das principais entradas da aldeia.

Antes da ligação à rede, a Câmara de Aljustrel procedeu à limpeza e desinfeção da conduta e ao controlo dos níveis de desinfeção da água.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima