A Câmara de Aljustrel apresenta esta sexta-feira, 25, em Lisboa, os resultados do trabalho de vectorização do Cadastro Geométrico da Propriedade Rústica (CGPR) do concelho.
Os resultados do levantamento, um dos primeiros a ter efectuado com software opensource, será apresentado por duas técnicas da autarquia durante a sexta edição da SASIG – Conferência Nacional de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica.
Fonte municipal explica que o CGPR é um “instrumento fundamental para o planeamento regional e urbano”, “indispensável na localização dos prédios” e que serve de “inventário oficial da propriedade rural ou urbana que inclui a informação sobre os seus limites”.
“Trata-se do principal meio para provar informações sobre direitos de propriedade, disponibilizando ao sector público e privado dados sobre as parcelas, tais como a sua localização, proprietário, área e valor”, acrescenta a mesma fonte.
De acordo com a autarquia, o desenvolvimento do projecto do Alqueva tem modificado as práticas agrícolas no concelho, com novas culturas de regadio e o aparecimento de casões agrícolas, sendo que o levantamento realizado localizou 2.821 prédios rústicos no território do município.
Nesse sentido, “a vectorização do CGPR de Aljustrel assume-se como um trabalho imprescindível nos tempos que correm”, revela fonte da Câmara de Aljustrel.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde