Alentejo 2030 apoia combate às alterações climáticas

O programa operacional regional Alentejo 2030 tem abertas as candidaturas para ações de adaptação às alterações climáticas no âmbito do Investimento Territorial Integrado (ITI) Água e Ecossistemas de Paisagem – Algarve e Alentejo, com uma dotação de 2,7 milhões de euros.

Em comunicado, a Autoridade de Gestão do Alentejo 2030 explica que as candidaturas dizem respeito ao aviso de concurso “Ações materiais de adaptação às alterações climáticas – ITI Água e Ecossistemas de Paisagem – Algarve e Alentejo”, decorrendo até 30 de setembro.

“Este aviso tem como objetivo central aumentar a resiliência e reduzir as vulnerabilidades do território face às alterações climáticas”, assim como promover “o aprofundamento do conhecimento e a disseminação da informação sobre os seus efeitos e impactos, em conformidade com a Estratégia Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas”, acrescenta a mesma fonte.

Nesse âmbito, serão consideradas elegíveis intervenções que envolvam a criação de zonas verdes com vegetação resistente à seca, ondas de calor e aumento da temperatura em áreas urbanas ou centradas no desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão e disseminação de boas práticas, incluindo sistemas de informação e modelação.

Serão igualmente admitidas ações de comunicação, divulgação, educação e sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas e respetivas medidas de adaptação.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Faleceu o médico Carlos Monteverde

O médico Carlos Monteverde, que foi diretor dos Serviços de Medicina Interna e coordenador da Unidade de Endoscopia do Hospital de Beja, faleceu nesta quarta-feira,

Role para cima