Águas do Alentejo inaugura obras em Castro Verde e Aljustrel

A empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) promove nesta segunda-feira, 5, o “Roteiro da Água”, iniciativa que contará com a participação do ministro e da secretária de Estado do Ambiente, João Matos Fernandes e Inês do Santos Costa, respetivamente, e inclui a inauguração de obras em Castro Verde e Aljusttrel.

O programa da iniciativa prevê a visita a diversas infraestruturas criadas no âmbito do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo, que junta a AgdA à Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo (AMGAP), num investimento de cerca de 25,8 milhões de euros.

Durante a manhã, a secretária de Estado Inês do Santos Costa vai estar em Moura, na inauguração da adução Moura-Barrancos (10h00), seguindo-se uma visita e a assinatura de contrato de concessão de recursos hídricos e de infraestruturas para captação de água superficial entre AgdA e APA na ETA do Enxoé (11h00).

Às 13h45 a governante vai visitar o reservatório de Ledo, no concelho de Mértola, inaugurando depois, pelas 14h30, o novo reservatório de água de Castro Verde.

Esta empreitada visou, segundo a Câmara de Castro Verde, “a significativa melhoria do abastecimento de água a Castro Verde e às sedes de freguesia”, assim como às localidades de Casével, Geraldos, Rolão, Viseus, Beringelinho, Sete, Lombador e A-do-Corvo, “fortalecendo todo o sistema ‘em alta’, ou seja, desde a albufeira do Monte da Rocha até aos diferentes reservatórios do concelho”.

A autarquia acrescenta que, brevemente, “será ainda executada a remodelação do reservatório elevado de Entradas e do reservatório apoiado de São Marcos da Atabueira”.

Depois de Castro Verde, a secretária de Estado vai juntar-se ao ministro João Matos Fernandes, marcando ambos presença, a partir das 15h30, na inauguração da reabilitação da ETA do Roxo, no concelho de Aljustrel.

O “Roteiro da Água” termina pelas 17h00, na ETA da Magra (Beja), com uma cerimónia de homenagem ao falecido Joaquim Marques Ferreira e uma tertúlia sobre a parceria pública para a gestão do sistema público integrado de águas do Alentejo, criada há 10 anos.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima