Águas do Alentejo inaugura obras em Castro Verde e Aljustrel

A empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) promove nesta segunda-feira, 5, o “Roteiro da Água”, iniciativa que contará com a participação do ministro e da secretária de Estado do Ambiente, João Matos Fernandes e Inês do Santos Costa, respetivamente, e inclui a inauguração de obras em Castro Verde e Aljusttrel.

O programa da iniciativa prevê a visita a diversas infraestruturas criadas no âmbito do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo, que junta a AgdA à Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo (AMGAP), num investimento de cerca de 25,8 milhões de euros.

Durante a manhã, a secretária de Estado Inês do Santos Costa vai estar em Moura, na inauguração da adução Moura-Barrancos (10h00), seguindo-se uma visita e a assinatura de contrato de concessão de recursos hídricos e de infraestruturas para captação de água superficial entre AgdA e APA na ETA do Enxoé (11h00).

Às 13h45 a governante vai visitar o reservatório de Ledo, no concelho de Mértola, inaugurando depois, pelas 14h30, o novo reservatório de água de Castro Verde.

Esta empreitada visou, segundo a Câmara de Castro Verde, “a significativa melhoria do abastecimento de água a Castro Verde e às sedes de freguesia”, assim como às localidades de Casével, Geraldos, Rolão, Viseus, Beringelinho, Sete, Lombador e A-do-Corvo, “fortalecendo todo o sistema ‘em alta’, ou seja, desde a albufeira do Monte da Rocha até aos diferentes reservatórios do concelho”.

A autarquia acrescenta que, brevemente, “será ainda executada a remodelação do reservatório elevado de Entradas e do reservatório apoiado de São Marcos da Atabueira”.

Depois de Castro Verde, a secretária de Estado vai juntar-se ao ministro João Matos Fernandes, marcando ambos presença, a partir das 15h30, na inauguração da reabilitação da ETA do Roxo, no concelho de Aljustrel.

O “Roteiro da Água” termina pelas 17h00, na ETA da Magra (Beja), com uma cerimónia de homenagem ao falecido Joaquim Marques Ferreira e uma tertúlia sobre a parceria pública para a gestão do sistema público integrado de águas do Alentejo, criada há 10 anos.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima