A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACV) acaba de criar o Gabinete de Sustentabilidade e Projetos, coordenado pela engenheira alimentar Rita Ferro e que ficará responsável pela sustentabilidade ambiental e por todos os projetos que possam surgir na área.
“Este foi um passo decisivo para a ACV”, que nos últimos anos tem “realizado diversas alterações” à sua estrutura, tornando-a “cada vez mais sustentável”, diz Rita Ferro, citada em comunicado da Adega.
Segundo a ACV, a redução de custos, o uso da energia renovável através de painéis solares, a poupança no consumo da água, a utilização de embalagens mais ecológicas e a redução de plásticos são algumas das medidas implementadas ao longo dos últimos anos.
“Todas as ações tiveram como foco aumentar a qualidade de vida empresarial dos colaboradores, garantindo aos nossos consumidores que estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para cuidar dos ecossistemas e das pessoas de hoje e de amanhã”, justifica Rita Ferro.
A responsável pelo Gabinete de Sustentabilidade e Projetos acrescenta ser ambição da ACV atingir, “o mais brevemente possível, a certificação no âmbito do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”.