Estão abertos dois avisos, com um montante global de 28 milhões de euros, para investimentos em infraestruturas de saneamento de águas residuais, no do Programa de Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU), anunciou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC).
Fonte governamental adianta ao “CA” que um dos aviso é destinado às entidades gestoras em alta e apoiará projetos “que assegurem o tratamento adequado das águas residuais em infraestruturas de tratamento com dificuldades de operação, devido a condicionantes tecnológicas das infraestruturas existentes ou dos efluentes tratados”.
“Estas intervenções permitirão o cumprimento dos níveis de qualidade definidos pela autoridade ambiental e a melhoria da qualidade de massas de água” e ficarão a cargo da empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) e também da Aquanena – Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena.
Segundo o MAAC, no total, o REACT-EU “disponibilizará 35 milhões de euros de investimento para intervenções de saneamento, estando previsto um terceiro aviso, no valor de sete milhões de euros, para 2022”.