Mais 29 aglomerados dos concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Mértola, no distrito de Beja, passaram a ter abastecimento de água através dos sistemas do Monte da Rocha e Guadiana Sul, anunciou a empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA).
Em comunicado enviado ao “CA”, a AgdA revela que a ligação de mais 29 aglomerados destes municípios aos dois sistemas de abastecimento soluciona “constrangimentos históricos de disponibilidade e qualidade de água”.
O problema foi resolvido através das empreitadas de expansão Almodôvar-Mértola Sudoeste (eixo central), de reforço da adução a Castro Verde e da adução a Mértola Noroeste, que representam um investimento acima de 10 milhões de euros.
Segundo a empresa, estas são “intervenções de fundo” que tiveram o objetivo de “melhorar o abastecimento de água às populações” de uma zona do território “historicamente afetada pela falta de água”.
A AgdA acrescentou que está “ainda em curso” a obra de expansão da rede em Almodôvar-Mértola Sudoeste (eixos secundários), que deve terminar no primeiro semestre deste ano e “abranger mais quatro aglomerados dos concelhos de Almodôvar e Mértola”.
Igualmente em curso está a empreitada de conceção e construção da ampliação da estação de tratamento de água (ETA) do Enxoé, no concelho de Serpa, “que passará, até final de 2023, a produzir 518 metros cúbicos por hora de água potável”.
O sistema de abastecimento de água do Monte da Rocha abrange os concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Ourique e, parcialmente, Mértola e Odemira, enquanto o sistema do Guadiana Sul serve os municípios de Serpa, Moura, Barrancos e grande parte de Mértola
De acordo com a AgdA, o investimento realizado até ao momento nos dois sistemas “ultrapassa os 51 milhões de euros”.
As empreitadas foram financiadas através do Programa Operacional Valorização do Território (POVT) e do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
A AgdA foi constituída em 25 de setembro de 2009, tendo por acionistas o grupo Águas de Portugal e a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo, constituída por 20 câmaras municipais dos distritos de Beja, Évora e Setúbal.
A empresa gere o Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo, criado em 2009, numa parceria entre o Estado e as autarquias.