Trabalhos de limpeza no sítio arqueológico do fórum romano de Beja

Câmara de Beja - limpeza Fórum Romano (maio 2026)

A Câmara de Beja e o Património Cultural, I.P., têm a decorrer trabalhos de limpeza e conservação do sítio arqueológico do fórum romano, situado na Rua da Moeda, num investimento de 33.200 euros (mais IVA).

Segundo a autarquia bejense, os trabalhos, que têm o acompanhamento científico da professora e arqueóloga Conceição Lopes, “deverão estar finalizados em finais de junho” e “decorrerão em três fases consecutivas, a primeira envolvendo uma intervenção de limpeza e desmatação do sítio arqueológico”.

Já a segunda fase prevê “a análise de estabilidade e conservação das estruturas e a última a aplicação de medidas de consolidação das mesmas”, acrescenta.

A Câmara de Beja refere ainda que “os trabalhos agora desenvolvidos constituem a primeira etapa de um processo que visa conservar e valorizar o sítio, criando condições para a continuação dos trabalhos de investigação, para a sua abertura ao público no curto prazo”.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima