O Centro de Meios Aéreos de Ourique já conta, desde este fim de semana, com um helicóptero de combate a incêndios rurais, que estava previsto ter chegado no início do mês de junho.
Segundo o autarca Marcelo Guerreiro, a colocação da aeronave em Ourique “resulta do conjunto de diligências” feitas pela Câmara Municipal, “em conjunto” com os Bombeiros Voluntários de Ourique e os comandos regional e sub-regional junto da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
“O helicóptero, embora esteja apenas de forma temporária, representa um reforço importante na resposta aos incêndios florestais, num período particularmente sensível”, frisa o autarca.
Marcelo Guerreiro acrescenta que, contudo, esta “não é a aeronave ideal”, mas que “é melhor do que nada”.
“Precisávamos de um helicóptero ligeiro ou médio mais ágil e mais rápido, preparado para o ataque inicial, essencial para conter os incêndios nos primeiros momentos”, justifica.
O presidente da Câmara Municipal diz ainda que em Ourique continuarão “a agir, a reivindicar e a colaborar, porque a segurança das nossas populações e do nosso território está sempre em primeiro lugar”.












