Um total de 9.500 vacinas contra a Covid-19 já foram administradas no concelho de Odemira, sendo que a quase totalidade da população com mais de 60 anos já recebeu a primeira dose, revela a Câmara Municipal.
Segundo a autarquia, no espaço de uma semana “foram administradas quase 6.000 vacinas” e 2.035 cidadãos odemirenses já têm mesmo “a segunda dose inoculada”.
A mesma fonte acrescenta que, “nos próximos dias, vai ser continuado o esforço de vacinar o maior número de habitantes possível no mais curto espaço de tempo e assim aumentar a proteção da comunidade contra a doença”.
“O reforço da campanha de vacinação é uma das reivindicações da Câmara Municipal de Odemira, na tomada de posição aprovada em 15 de abril” e “foi reforçada com o apoio de oito militares do Exército”, lembra a edilidade.
De acordo com a Câmara Municipal, “até à primeira quinzena de maio, pretende-se que mais de 40% da população esteja vacinada” e, nesse sentido, “nos próximos dias será iniciada no concelho a vacinação à população com mais de 50 anos”.
A autarquia ressalva que a vacinação à população “está condicionada ao sucesso nos contactos aos cidadãos, à concordância e disponibilidade dos cidadãos para a toma da vacina, nas doenças de risco associadas, bem como na orientação de não administrar ainda a vacina a cidadãos que tiveram a doença Covid-19”.
Recorde-se que todos os cidadãos com mais de 65 anos de idade podem efectuar o autoagendamento para a vacina, através do link https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento.
Já os cidadãos sem acesso à internet poderão dirigir-se ao Balcão Único do Município de Odemira, “sendo este atendimento sem marcação prévia” e “por ordem de chegada”.