Um desfile de evocação histórica, a revitalização da antiga feira da vila, a inauguração de peça de arte pública e diversas actividades culturais são os momentos mais marcantes do programa comemorativo dos 500 anos de atribuição da carta de foral a Entradas.
Os festejos arrancam este domingo, 1 de Julho, e prolongam-se até ao mês de Dezembro, com muita animação à mistura.
“O que se pretende nestas comemorações é reavivar a memória dos mais velhos e explicar aos mais novos aquilo que foram os tempos vividos pelos nossos antepassados”, explica ao “CA” o presidente da Junta de Freguesia de Entradas, António Jerónimo, que vê semelhanças entre o passado e o presente.
“A doação da carta de foral tinha o objectivo de fomentar o povoamento e estabilização das zonas conquistadas, estabelecendo os deveres mas também alguns direitos e regalias dos povos. Podemos em alguns aspectos estabelecer um paralelismo com o Poder Local Democrático que existe actualmente, onde as populações podem, de alguma forma, gerir e decidir sobre o seu destino e de se desenvolverem em todos os campos”, vinca.
Os festejos dos 500 anos do foral de Entradas arrancam às 16h00 deste domingo, 1 de Julho, com a realização de uma Assembleia de Freguesia Extraordinária, em que estarão presentes os eleitos da Assembleia Municipal de Castro Verde e onde serão homenageados todos os presidentes eleitos desde as primeiras eleições autárquicas, em 1976.
De seguida realiza-se a palestra “O Foral de Entradas”, com a presença do professor Alves da Costa.
Uma semana depois, no dia 8 de Julho, mais de uma centena de populares voluntários recriam uma visita de D. Manuel I e da sua corte à vila, enquanto que no fim do mês, entre os dias 27 e 29, terão lugar as tradicionais “Noites em Santiago”, com música, exposições e espectáculos taurinas, entre outras actividades.
Os festejos dos 500 anos do foral de Entradas prosseguem em Outubro, com uma romaria à requalificada Igreja de Santo Isidoro (dia 5) e a realização da tradicional Feira de Entradas, que foi extinta durante a década de 60 (dia 6).
Em Novembro será apresentado o livro <b><i>O Antigo Concelho de Entradas</i></b> e o Grupo Coral Feminino “As Ceifeiras de Entradas” lança o seu primeiro CD.
Finalmente, já em Dezembro, será inaugurada uma peça de arte pública alusiva à data.
As comemorações dos 500 anos do foral de Entradas são promovidas pela Junta de Freguesia de Entradas, Câmara e Assembleia Municipal de Castro Verde juntamente com o Agrupamento de Escolas de Castro Verde, Sociedade Recreativa e Desportiva Entradense, Clube de Caçadores de Entradas, Lar Frei Manoel das Entradas, Cortiçol – Cooperativa de Informação e Cultura, Paróquia de São Tiago (Entradas) e Santa Casa da Misericórdia de Entradas.
