A vila de Aljustrel recebe, nesta terça e quarta-feira, 29 e 30 de novembro, as I Jornadas de Violência de Género do Baixo Alentejo, iniciativa promovida pela ESDIME para assinalar os 10 anos que leva de intervenção na área da violência doméstica no território.
A jornadas contam com o apoios dos municípios de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique, assim como de outras entidades, e pretendem, segundo comunicado da ESDIME, ser “um fórum de reflexão contemporânea sobre as várias dimensões da violência de género”.
“Pretende-se permitir às/aos técnicas/os que diariamente intervém direta, ou indiretamente, com pessoas que passam por esta situação encontrar-se, trocar experiências, estabelecer contactos entre tantas outras possibilidades”, acrescenta a mesma fontes.
As jornadas vão ter lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Aljustrel e arrancam pelas 10h30 desta terça-feira, 29, dia em que a ESDIME irá apresentar os resultados do estudo “Censos da Violência Doméstica nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique”.
Neste primeiro dia terão ainda lugar os paíneis de debate “A igualdade de género no combate a todas as formas de violência de género” e “Vilência doméstica: caminhos para a interveção”.
Na quarta-feira, 30, terão lugar os debates “Violência doméstica e vítimas particularmente vulneráveis: desafios acrescidos”, “Crianças e jovens vítimas de violência doméstica”, “Pessoas LGBTQIA+” e “Segurança e agressores/as”.