Vila de Mértola é “capital da caça”

Vila de Mértola

Montarias e provas de tiro, demonstrações de caça com aves de rapina ou colóquios marcam a quinta edição da Feira da Caça de Mértola, que arranca esta sexta-feira, 17.
Promovida pela autarquia local, o certame procura consolidar o estatuto de Mértola como “capital nacional da caça” e os pontos de interesse são mais que muitos, desde os stands no pavilhão desportivo às provas e caçadas realizadas em campo aberto.
A V Feira da Caça de Mértola é inaugurada oficialmente às 18h30 desta sexta-feira, 17, mas antes terão lugar demonstrações de caça ao coelho com cachorros (15h30) e de falcoaria/ cetraria (17h30), além do colóquio “Sector cinegético no concelho de Mértola – Oportunidades” (15h45).
O programa do primeira dia de feira inclui ainda animação musical pelo recinto com o “Quarteto Maravilha” (19h30), a apresentação do livro Histórias de Caça, Pesca e Outras Verdades, de Arlindo Cunha e amigos (20h00), e as actuações do Grupo Coral “Guadiana de Mértola” (21h00) e Fábio Lagarto (22h00).
A Feira da Caça de Mértola continua no sábado, 18, sendo a manhã reservada para a V Taça Ibérica de Santo Humberto de Mértola (zona de caça da Dorde – Santana de Cambas), uma montaria (na zona de caça de São Marcos/ Corte da Azinha), corridas de galgos e demonstrações de caça ao coelho com cachorros e de falcoaria/ cetraria.
De tarde, o campo de tiro “O Alhinho” recebe uma prova de tiro aos pratos (14h00), seguindo-se animação musical pelos recinto da feira com o grupo “Salta Pocinhas” (14h30), uma demonstração de caça com aves de rapina junto ao lar de idosos (15h00) e a cerimónia de entrega dos prémios das provas desportivas realizadas pela manhã (15h30). O grupo “Salta Pocinhas” sobe ao palco da feira às 16h00 e depois há demonstrações de cães de parar (17h00), de falcoaria/ cetraria (18h00) e de caça ao coelho com cachorros (19h00), além da apresentação, pela Turismo do Alentejo, da plataforma de turismo cinegético “Alentejo & Ribatejo Hunting” (17h30).
O segundo dia de feira termina com música e diversão pela noite fora, com a actuação do grupo “Moda Mãe” (20h00), o espectáculo de Herman José (22h30) e baile com o Duo Filipa & Miguel (23h30).
A quinta edição da Feira da Caça de Mértola termina domingo, 19, dia em que tem lugar o Campeonato Nacional de Caça ao Salto (a partir das oito da manhã na zona de caça do Moinho do Monte Novo). Perto da hora de almoço há música pelo recinto com o grupo “Estrelas do Sul” (12h00) e demonstrações de caça ao coelho com cachorros, de cães da equipa cinotécnica da GNR e de falcoaria/ cetraria (a partir das 12h30).
De tarde, entre as 14h00 e as 20h00, a feira será palco da transmissão em directo do programa “Somos Portugal”, da TVI, sendo que paralelamente terão lugar novas demonstrações da equipa cinotécnica da GNR, de caça com aves de rapina e de falcoaria/ cetraria.
Durante os três dias de feira, o pavilhão desportivo de Mértola recebe exposições de artigos de caça, cutelaria, armas, fauna viva, aves de rapina e cães.
O certame contará ainda com uma mostra de taxidermia e acolherá o Encontro Nacional da Academia Gastronómica e Cultural da Caça.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima