Bailes, concertos, cante alentejano e oficinas de dança são alguns dos destaques de mais uma edição do festival Entrudanças, que vai decorrer a partir desta sexta-feira, 28, na vila de Entradas, no concelho de Castro Verde.
A iniciativa, que se prolonga até domingo, 2 de março, resulta de uma parceria entre a Câmara de Castro Verde, a Junta de Freguesia de Entradas e a associação PédeXumbo e assenta “na tradição e na partilha de culturas” associadas ao Entrudo.
A edição deste ano do Entrudanças vai realizar-se em vários locais da vila e é inaugurada pelas 18h00 desta sexta-feira, 28. Neste primeiro dia de certame vão atuar os grupos La Tremenda Sonora, String Fling (Portugal) e Airboxes Trio (Bélgica).
Para sábado, 1 de março, estão previstos espetáculos com os grupos Pesdelan (Espanha), Banda Clareou (Portugal), Airboxes e Karamaus (Itália), ao passo que no domingo, 2, atuam os Siga Bailando (Portugal).
Ao longo dos três dias de festival haverão muitos momentos de cante alentejano, com a participação dos grupos Coral Flores de São João e Alma Sul, no sábado, As Ceifeiras de Entradas, Os Ganhões de Castro Verde, Brasa Doirada e Moços das Violas Campaniças de Castro Verde no domingo.
O programa do Entrudanças inclui ainda diversos momentos de animação musical nas ruas e nos cafés e restaurantes da vila, assim como oficinas de danças portuguesas, valsas mandadas, danças de Carnaval do mundo, danças latino-americanas ou percussão fina galega, entre outras.
Uma feira de artesanato, uma caminhada com observação de aves, visitas à Herdade das Fontes Bárbaras e a Hora do Conto são outros dos destaques na programação do festival em 2025.
Tal como nos dois anos anteriores, o Entrudanças 2025 dinamiza o projeto “Pessoas Cheias de Território”, este ano tendo como tema “Paisagens à flor da pele” e dinamizado pela bailarina e performer Rita Roberto.
Este projeto artístico tem vindo a ser desenvolvido, ao longo das últimas semanas, junto de 160 participantes do concelho de Castro Verde, sobretudo nas escolas, e será apresentado durante uma performance itinerante pelas ruas de Entradas, a partir das 14h30 de sábado, 1.