Viana do Alentejo recebe tradicional Feira d’Aires

Viana do Alentejo recebe

A centenária Feira d’Aires, em Viana do Alentejo, onde o profano e o religioso "andam de mãos dadas", começa esta sexta-feira, 26, com manifestações religiosas, música e mostra de actividades económicas.
A celebrar 263 anos, o certame decorre até segunda-feira, 29, e é organizado pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo e pelas juntas de freguesia do concelho num espaço junto ao santuário de Nossa Senhora d’Aires, monumento nacional, localizado na periferia da vila.
Em simultâneo, decorre a romaria ao santuário barroco de Nossa Senhora d´Aires, que possui uma colecção invulgar de ex-votos populares, testemunhos de promessas efectuadas ao longo dos anos, sendo considerada uma das mais importantes do Alentejo e atraindo milhares de pessoas ao local.
Segundo os promotores, a feira pretende ser um "espaço privilegiado" para a mostra de actividades económicas, nomeadamente do tecido empresarial da região, incentivando o seu desenvolvimento e possibilitando novos contactos.
A edição deste ano do certame conta com a participação de cerca de 80 expositores dos mais variados sectores de actividade, como serviços, artesanato, indústria, lazer, queijos, enchidos e doçaria.
A par das actividades económicas, instaladas no pavilhão principal, o certame tem mais dois pavilhões, um dedicado à gastronomia e outro para os espectáculos musicais.
Espectáculos de dança, canto e de folclore, actividades desportivas, garraiada e uma corrida de toiros fazem também parte do programa da feira.
Segundo a tradição, o culto a Nossa Senhora d’Aires começou em 1748, altura em que grassou em Évora uma epidemia.
Os comerciantes da cidade prometeram uma festa em honra de Nossa Senhora d’Aires se a epidemia fosse debelada e, como tal aconteceu, a festa decorreu na altura durante três dias.
Nos primeiros anos da romaria surgiu a Feira d´Aires, que conta já 263 anos, passando desde então a realizar-se os dois eventos em simultâneo.
Situado a cerca de três quilómetros da vila de Viana do Alentejo, o santuário de Nossa Senhora d´Aires, considerado o maior templo do sul do país, datado de 1743, acolhe anualmente muitos peregrinos provenientes de todo o país, mas sobretudo do Alentejo.
Junto ao santuário de arquitectura barroca-neoclássica, há ainda a destacar a Casa dos Milagres, que guarda centenas de ex-votos populares pintados sobre lâminas de metal, tela e tábua.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima