Trabalhador morreu nas minas de Aljustrel

Trabalhador morreu

Um acidente de trabalho ocorrido cerca das 9h50 desta terça-feira, 19 de Maio, vitimou mortalmente um trabalhador, de 48 anos, nas minas de Aljustrel.
Segundo algumas fontes, a vítima era trabalhador de um empreiteiro e terá sofrido uma queda no interior da mina, na zona do jazigo de Feitais, acabando por falecer no local.
A Almina (empresa concessionárias das minas) já veio a público revelar que o homem foi "imediatamente assistido" pelas equipas médica e de resgate mineiro, referindo ainda que o empreiteiro já iniciou um inquérito de investigação para determinar as causas do acidente.
O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) também lamenta o sucedido, “assim como a forma como as empresas se ‘esconderam’ por detrás de uma presumível e da injustificada ausência de informação, assim como do silêncio da parte da Inspecção do Trabalho de Beja, volvidas que foram algumas horas após a tragédia”.
“Sempre que há um acidente é porque não foram acauteladas as condições mínimas de segurança no trabalho”, afirma o STIM em comunicado enviado ao “CA”, exigindo que “seja instaurado sob a responsabilidade da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, envolvendo representantes dos trabalhadores, um rigoroso inquérito do trágico acontecimento”.
O STIM sublinha ainda no comunicado que a empresa Almina, concessionária das minas de Aljustrel, “com o argumento de que ‘não existem problemas na empresa’ tem procurado dificultar a acção do sindicato, nomeadamente em matéria de saúde e segurança no trabalho”.
“Uma outra postura contribuiria naturalmente para prevenir a ocorrência de situações desta natureza”, conclui o STIM.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima