“Terras Sem Sombra” no concelho de Beja

“Terras Sem Sombra”

O festival “Terras Sem Sombra” chega neste fim-de-semana, 5 e 6, ao concelho de Beja, recordando as “cartas de amor” da soror Mariana do Alcoforado e dando a conhecer a proximidade entre o cante alentejano e as polifonias da Córsega (França).
Num festival que junta a música com a divulgação do património e a salvaguarda da biodiversidade, em Beja a iniciativa arranca na tarde deste sábado, 5 de Maio, pelas 15h00, com a “Rota de Mariana”, que antecipa a celebração do 350º aniversário da publicação de Cartas Portuguesas, em 2019.
A visita, guiada pelos historiadores Florival Baiôa Monteiro e José António Falcão, partirá do Museu Regional e irá passar pelos monumentos e sítios que conservam a memória da célebre “freira de Beja”.
À noite será a vez de a música ecoar, com o principal ensemble corso da actualidade, o “Barbara Furtuna Voix Corses”, a apresentar pelas 21h30, na igreja da Pousada de São Francisco, o concerto “O Canto na Ilha da Liberdade”. Em palco vão estar Jean-Philippe Guissani, Maxime Merlandi, Jean-Pierre Marchetti e André Dominici, que interpretarão um alinhamento com composições religiosas e profanas representativo da polifonia da Córsega.
A passagem do “Terras Sem Sombra” por Beja termina às 10h00 de domingo, 6 de Maio, na Herdade dos Grous (freguesia de Albernoa), com um passeio interactivo para a observação de aves guiado pelo biólogo Luís Salvador e pelo médico Dinis Cortes, grandes conhecedores da fauna da região.
O festival “Terras Sem Sombra” é uma organização da associação Pedra Angular, em parceria com as autarquias.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima