Legumes e frutas produzidos por pequenos agricultores de Montemor-o-Novo, sem químicos nem pesticidas, recheiam os cabazes do “terra-a-terra”, um novo projecto que entrega cestas de produtos horto-frutícolas ao domicílio, para já no Alentejo e, no futuro, em Lisboa.
O projecto nasceu há cerca de um mês, por iniciativa de Rute Gil e Vítor Elias, um casal residente em Montemor-o-Novo – ela assessora de comunicação, ele publicitário – e que possui uma quinta com cerca de meio hectare, onde faz agricultura biológica.
A paixão pela terra e pela vida saudável, aliada à vontade de valorizar a produção local, levou-os a avançarem com o “terra-a-terra”, que já distribui cabazes nas zonas de Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Évora, Arraiolos e Alcáçovas.
“O projecto nasceu de uma grande vontade de podermos entregar produtos do concelho no domicílio e locais de trabalho das pessoas e, ao fim de um mês, já distribuímos semanalmente uma média de 20 cabazes”, explica à Agência Lusa Rute Gil.
Uma procura, ampliada pelas “dezenas de pré-encomendas recebidas da área metropolitana de Lisboa”, que não era esperada pelos dinamizadores desta ideia de negócio, os quais já pensam em alargar a área de distribuição.
“Estamos a equacionar estender as entregas para a área metropolitana de Lisboa e para a margem sul porque temos tido muitos pedidos, mas ainda não temos produto suficiente para distribuir a essa escala”, refere Rute Gil.
Os legumes e frutas distribuídos pelo projecto são provenientes de parcerias com cinco pequenos agricultores locais, além da produção própria do casal dinamizador, sendo necessárias mais colaborações para fazer crescer o negócio.
“É um imenso elogio o interesse que o projecto despertou em Lisboa, onde existem outras empresas com este tipo de serviço, mas queremos crescer de forma sustentada, um passo de cada vez, e primeiro precisamos de alargar a rede de produtores”, afirma, com cautelas, Rute Gil.
Um dos requisitos essenciais é que os produtos horto-frutícolas sejam produzidos, sem químicos nem aditivos, por pequenos agricultores de concelhos alentejanos, vizinhos de Montemor-o-Novo.
O projecto, cuja oferta e serviços podem ser consultados em www.terraaterra.pt, distribui três cabazes de frutas e legumes, que variam consoante a época do ano, com os preços a oscilarem entre os seis e os 18 euros, sendo a entrega, semanal ou quinzenal, gratuita.
“As pessoas que nos têm contactado querem experimentar e, depois, mantêm as encomendas e realçam o sabor diferente dos produtos”, quando comparados aos do supermercado, congratulou-se a dinamizadora, frisando ainda que as frutas e legumes são “apanhados no próprio dia” da distribuição.
A marca aposta igualmente na promoção de outros produtos tradicionais, entregando aos clientes, quando o solicitam, “miminhos” como queijo, pão, compotas, cogumelos, azeitonas ou azeite, sempre de pequenos produtores locais.
