O Serviço de Urgência Básico (SUB) de Castro Verde vai estar encerrado nesta segunda-feira, 29, das 8h00 às 20h00, devido à falta de médicos para preencher a respetiva escala de serviço, revelou o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Beja, na sequência de comunicação interna da ULSBA.
Segundo a mesma fonte, neste período os utentes devem ser reencaminhados para o Serviço de Urgência do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.
Para a Câmara de Castro Verde, “mesmo ocasional, esta situação penaliza as pessoas e demonstra um enfraquecimento na resposta do SUB de Castro Verde que, fica claro, a Câmara Municipal muito lamenta e não aceita”.
Em informação à população, a autarquia lembra que o SUB de Castro Verde dá resposta, “24 horas/dia”, às populações do concelho, mas também de Aljustrel, Almodôvar, Mértola, Ourique e partes do concelho de Odemira.
“É um território vasto e com muitas dezenas de milhar de pessoas”, frisa.
Nesse sentido, e “apesar da ULSBA não ter remetido previamente qualquer informação formal desta situação à Câmara Municipal, manifestamos a nossa disponibilidade para colaborar de modo concreto na criação de soluções, para que sejam assegurados serviços eficazes às populações do nosso concelho e do restante território”, conclui a autarquia castrense.