A empresa Somincor, concessionária da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, confirmou esta terça-feira, 16, “a existência de contactos exploratórios” para a venda da sua operação em Portugal.
Em comunicado enviado ao “CA”, a Somincor “confirma a existência de contactos exploratórios de empresas interessadas na aquisição da operação mineira em Portugal”.
“As manifestações de interesse registadas decorrem da relevância internacional da operação da Somincor e do potencial produtivo existente, em compromisso com os trabalhadores, a região e o país”, acrescenta a nota.
A Somincor adianta igualmente já ter informado os seus colaboradores em Neves-Corvo, onde produz, sobretudo, concentrados de cobre e de zinco, que a Lundin Mining “está a avaliar a possibilidade de vender a sua posição nos ativos europeus”.
“Sendo certo que a Somincor continuará a acrescentar valor na prospeção de minerais relevantes para a transição energética, que contribuem para o emprego, a qualidade de vida e o desenvolvimento local”, afiança.
O comunicado da Somincor surge depois da uma notícia, divulgada pelo jornal digital “ECO”, que dá conta da pretensão da Lundin Mining vender a mina localizada no concelho de Castro Verde.
De acordo com a notícia do “ECO”, a fase de apresentação de propostas pela mina de Neves-Corvo termina nesta quarta-feira, 17, numa operação que estará a ser conduzida pelo Banque de Montréal.