Serviço de Tosquia de Ovinos da ACOS com “adesão crescente”

ACOS - Lã_tosquia

O Serviço de Tosquia de Ovinos da ACOS – Agricultores do Sul, de Beja, tem vindo a registar um aumento na adesão de associados, sendo que em 2022 foram tosquiadas “mais de 142 mil ovelhas”, mais 16 mil ovinos que no ano anterior.

Os números são avançados pela associação, que em comunicado enviado ao “CA” afiança que “a adesão dos sócios da ACOS a este serviço tem vindo a aumentar todos os anos”.

A par da tosquia, a ACOS também comercializa a lã, tendo em 2022 reunido “cerca de 350 mil quilos para comercialização no mercado internacional”.

“Este volume representa cerca de 50 mil quilos mais que no ano anterior e mais 90 mil quilos que em 2020”, acrescenta.

O Serviço de Tosquia de Ovinos da ACOS, que faz “tosquia, concentração e comercialização da lã”, integra-se numa parceria com uma cooperativa espanhola com dimensão e experiência consolidada no mercado internacional.

“Através deste sistema de concentração e escoamento de grandes volumes de lã, a ACOS consegue preços mais compensadores comparativamente aos praticados na venda isolada por cada produtor, refletindo essa vantagem para os produtores aderentes ao serviço”, explica a associação.

A mesma fonte acrescenta que “a criação e aposta neste serviço por parte da ACOS tem como propósitos, entre outros, a prestação de um serviço indispensável ao produtor de ovinos a preços controlados, a obtenção de melhores preços de venda da lã, o envolvimento dos criadores na produção de lã de qualidade e a maior diferenciação da lã por tipos”.

As inscrições para a campanha deste ano da tosquia de ovinos já estão abertas, sendo que as equipas de tosquiadores da ACOS “executam todas as fases do processo inerentes à tosquia dos ovinos, nomeadamente a apanha dos animais, a tosquia propriamente dita e o ensaque da lã”.

Opinião

Carlos Pinto

24 de Maio, 2024

Tensão extrema!

Vitor Encarnação

24 de Maio, 2024

Sábado à noite

Carlos Pinto

10 de Maio, 2024

O futuro dos Bombeiros!

Napoleão Mira

10 de Maio, 2024

A Alquimia das Favas

Carlos Pinto

26 de Abril, 2024

Abril, sempre!

Carlos Pinto

12 de Abril, 2024

Valerá tudo por tática política?

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima