Serpa relembra conquista aos mouros

Serpa relembra

A cidade de Serpa está a receber ao longo deste fim-de-semana a 9ª edição da Feira Histórica e Tradicional, que este ano relembra a primeira conquista às mãos de D. Afonso Henriques.
A iniciativa, que se prolonga até domingo, 21, é organizada pela Câmara de Serpa, com o apoio do movimento associativo local e das juntas de freguesia do concelho, incluindo no programa recriações históricas, animação, espectáculos e actividades para a infância, palestras ou oficinas gratuitas, entre outras atividades.
Este sábado, 20, o programa da feira arranca às 18h00 com uma palestra de Pedro Barbosa no Espaço Nora sobre “D. Afonso Henriques e a primeira Reconquista do Alentejo”, seguindo-se o cortejo “das gentes da terra pelas ruas do burgo” (19h30), a rábula da águia e da judia (20h00) e oficinas de calígrafo e culinária (a partir das 20h30).
Às 21h00 é encenada a tomada da cidade de Beja aos mouros por Geraldo Sem-Pavor, seguindo-se o torneio da Mesnada de Geraldo Geraldes na preparação da tomada de Serpa (22h00), a sucessão de Yusuf Abou Yacoub ao seu pai, Abde Almumine, tornando-se o segundo califa do califado Almóada de Marrocos, em 1163 (23h00), e a performance “Amor em tempo de guerra” (00h30).
Para domingo, 21, entre outras actividades, destaque para o cortejo de El-Rei D. Afonso Henriques pelas ruas do burgo (19h30), a tomada de Serpa por assalto de Geraldo Geraldes (20h00) e o aprisionamento do monarca português no ano de 1169 por D. Fernando II de Leão (21h30).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima