Contribuir para “proporcionar momentos de lazer e de convívio” e promover “um envelhecimento ativo” são dois dos objetivos da primeira edição da Semana Sénior “Saúde e Bem-Estar”, que a Câmara de Aljustrel promove no concelho a parir desta segunda-feira, 3.
A iniciativa, inserida no âmbito do projeto da rede europeia “Volunteering City – URBACT”, do qual o município faz parte, juntamente com outros países europeus, arranca às 15h00 desta segunda-feira, 3, no Cine Oriental, com a sessão de abertura da iniciativa e do ano letivo da Universidade Sénior e AnimaSénior, seguindo-se a projeção do filme “A Canção de Lisboa”.
Para terça-feira, 4, está previsto o “Passeio Ativo ao Parque da Mina”, em Monchique, enquanto na quarta-feira, 5, é apresentada no Cine Oriental a peça de teatro “Muito ajuda o que não atrapalha”, pela companhia BAAL 17, incluída no projeto “Rotas Sem Barreiras”.
A partir de quinta-feira, 6, o Parque da Vila passa a ser o “centro” da iniciativa, recebendo uma exposição institucional e de serviços, com diversos stands.
Estão ainda previstos passeios equestres, sessões de fisioterapia, de massagens, de terapia do riso, danças reconetivas, atividades desportivas, ateliês criativos, entre outras atividades.
O evento conta igualmente com animação musical, com as atuações do Grupo de Música de Cavaquinhos e Violas da Universidade Sénior de Aljustrel e AnimaSénior e do grupo “Origens”, além de workshops sobre “Os Benefícios das Ervas Aromáticas/Chás” e “Ser Feliz na Idade do Ouro”.