O medronho vai “brilhar à mesa” no concelho de Ourique a partir desta sexta-feira, 14, no âmbito de uma semana gastronómica dedicada a este fruto com a participação de 12 restaurantes do concelho.
Segundo o presidente da autarquia, Marcelo Guerreiro, a segunda edição da Semana Gastronómica do Medronho, que se prolonga até sexta-feira, 21, “pretende contribuir para o estímulo da gastronomia local, preservando um dos seus frutos mais importantes, o medronho”.
Este evento “reforça o compromisso do Município de Ourique em valorizar os produtos locais, dinamizar a economia e potenciar o turismo gastronómico”, continua o presidente da Câmara Municipal.
O edil acrescenta ainda que a iniciativa “representa uma oportunidade para os estabelecimentos do concelho inovarem nas suas propostas culinárias e para os visitantes descobrirem novas formas de saborear este fruto único da serra”.
A segunda edição da Semana Gastronómica do Medronho conta com a participação de 12 restaurantes do concelho, que vão apresentar ementas especiais, em que aquele fruto endógeno será a “estrela”, seja em pratos principais, entradas ou sobremesas.
Lombinho de porco alentejano com molho de medronho e camarão, presa de bovino marmoreada com molho de medronho, mista de porco preto com esmagada de medronho, cheesecake de limão com couli de medronho, panacotta de louro e medronho ou sericaia de medronho são alguns dos “pitéus” disponíveis durante esta semana.
Aderiram à iniciativa os restaurantes Adega do Monte Velho, Churrasqueira Belinha, Pátio de Ourique, Lojinha da Comida, O Lobo, Palma, São Silvestre e A Vinha, todos em Ourique. A estes juntam-se os restaurantes Novo Rumo (Garvão), Novo Coimbra e Sabores da Avó (ambos em Aldeia de Palheiros).