Seca: Cinco concelhos de Beja com restrições no uso de água

Seca: Cinco concelhos de Beja

Cinco concelhos do distrito de Beja vão ter de reduzir o consumo urbano de água, devido à situação de seca que afecta a região e o país. As medidas foram aprovadas e anunciadas esta quarta-feira, 19, pela Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, que junta os ministérios da Agricultura, do Ambiente e do Mar.
Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Castro Verde e Ferreira do Alentejo são os cinco concelhos afectados pelas medidas de restrição no uso de água, que passam pela redução da rega dos jardins e hortas,assim como pela proibição de encher piscinas e de lavar carros, e pelo encerramento de fontes decorativas.
Estas medidas serão articuladas com as autoridades do Ambiente, com quem os municípios abrangidos começam a reunir a partir desta quinta-feira.
A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca aprovou ainda a proibição de fazer furos para a captação de água sem haver um licenciamento e colocou sobre a mesa a possibilidade de retirar os peixes da albufeira do Monte da Rocha (Ourique), onde também vão ser colocadas restrições a alguns usos da água.
Entretanto, e segundo adiantou o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, estão a ser efectuados furos nos concelhos de Odemira e Mértola, no sentido de melhorar o abastecimento às populações.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima