Santo André recebe mostra internacional de teatro

Santo André recebe

A Mostra Internacional de Teatro de Santo André, que se realiza durante este mês de Junho, apresenta, na sua 15ª edição, o programa “mais ambicioso de sempre”, com 50 sessões de teatro distribuídas por oito localidades.
O certame tem início esta segunda-feira, 2, com um espectáculo dirigido a crianças, de Ana Lúcia Palminha, em Vila Nova de Santo André, a cidade “mãe” da mostra, no concelho de Santiago do Cacém.
Segue-se um “extenso” programa cultural, incluindo não só peças de teatro, mas também animação musical e teatral, exposições e sessões de formação artística, que termina no dia 29 de Junho com “Zanetto”, uma farsa animada interpretada pelo Teatro ao Largo, companhia sediada no concelho de Odemira a celebrar o seu 20.º aniversário.
O programa da 15.ª Mostra Internacional de Teatro de Santo André é o “mais extenso e ambicioso de sempre”, indica a organização em comunicado enviado à Agência Lusa, contando com 50 sessões de teatro, em oito localidades, por 14 companhias profissionais nacionais e estrangeiras.
Este ano, as apresentações abrangem, como habitualmente, localidades do litoral alentejano – Grândola, Odemira, Porto Covo, Santiago do Cacém, Sines e Vila Nova de Santo André –, mas expandem-se também para outras zonas do país, com sessões em Faro e Lisboa.
De entre os espectáculos previstos, os responsáveis destacam a estreia de “InTransit”, da companhia Teatro do Mar, de Sines, que será apresentado pela primeira vez no Parque Central de Vila Nova de Santo André, no dia 6 de Junho, pelas 22h00.
É também evidenciada “Noite de guerra no Museu do Prado”, uma co-produção do Teatro dos Aloés e do Teatro Nacional de São João que evoca o cerco de Madrid (Espanha) em 1936, com sessão marcada para 8 de Junho, às 22h00, no Auditório António Chainho, em Santiago do Cacém.
A Peripécia Teatro, companhia que integra actores portugueses e espanhóis, apresenta, a 13 de Junho, também em Santiago do Cacém, “Caso Hamlet”, uma versão de uma das mais conhecidas obras de William Shakespeare, cujo 450.º aniversário do nascimento se assinala este ano.
Das companhias internacionais, destaque para a colombiana Casa del Silencio, que irá levar “Kokoro”, um espectáculo que “combina a imagem teatral, o teatro físico, a animação e manipulação de objectos e a música original”, a Faro, Lisboa, Sines e Vila Nova de Santo André.
As propostas do certame, organizado pela Associação Juvenil Amigos do GATO (Ajagato), constituída a partir do trabalho desenvolvido pelo Grupo Amador de Teatro de Santo André (GATO SA), incluem ainda nove animações musicais, duas animações teatrais, quatro exposições de arte e dois cursos de formação artística.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima