A vila de Beringel, no concelho de Beja, recebe neste fim de semana, 28 a 30 de março, mais uma edição do Sabores no Barro, iniciativa da Junta de Freguesia para celebrar “a tradição oleira da região”, associada à gastronomia, artesanato e cultura.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia, Vítor Besugo, o evento pretende “promover o património cultural e gastronómico de Beringel, reforçando a importância da olaria na identidade local”.
“Esta iniciativa atrai anualmente centenas de visitantes e contribui para a dinamização da economia regional, dando visibilidade aos produtores e artesãos da região”, acrescenta o autarca ao “CA”.
Mostra e venda de produtos regionais, oficinas de olaria, concertos, caminhadas e passeios de burro são alguns dos destaques no programa da iniciativa, que vai decorrer no Centro Cultural e noutros espaços da localidade e que tem como “embaixadores” os músicos António Zambujo, Bruno Chaveiro, Bernardo “Buba” Espinho, António Caixeiro e Antelmo Serrado.
O Sabores no Barro 2025 é inaugurado pelas 18h00 desta sexta-feira, 28, já depois de se ter realizado o VII Congresso de Oleiros do Sul. No primeiro atuam o Grupo Coral Bafos de Baco, o projeto Casa da Joana e António Caixeiro & Amigos.
No sábado, 29, sobem ao palco Luís Simenta, os grupos corais de Mombeja, de Almodôvar, da Academia Sénior de Serpa e de Cantadores de Beringel, o grupo AlmaSul, Buba Espinho & Amigos, Filipe Alves e o DJ Porta Nova.
Já no domingo, 30, atuam Nelson Laranjo, os grupos Toma Lá Laranjas e Os Descendentes, e Bruno Chaveiro & Amigos. A fechar, terá lugar um espetáculo de encerramento com os “embaixadores” e alguns convidados.