PS do Baixo Alentejo contesta encerramento temporário da linha Casa Branca-Beja

A Federação do Baixo Alentejo (FBA) do PS contesta o anunciado encerramento total do troço ferroviário entre Casa Branca e Beja por um período de dois anos, considerando que a decisão prejudica “gravemente as populações”.

Em comunicado enviado ao “CA”, os socialistas manifestam a sua “total preocupação e discordância” com a decisão, tomada pelo ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, e justificada como sendo a “melhor opção para o período de execução das obras de eletrificação da Linha Ferroviária do Alentejo”.

Segundo a mesma fonte, “existia outra solução em cima da mesa, inserida pelo último Governo do PS no caderno de encargos da Infraestruturas de Portugal (IP)”, que previa que a intervenção “fosse feita sem grandes condicionalismos”, através da interrupção diária entre as 00h30 e as 4h30, “permitindo a circulação de 12 comboios (seis em cada sentido nos dias úteis e metade ao fim de semana)”.

A par das preocupações relacionadas com o plano de execução da obra, o PS também “identifica e lamenta nesta solução uma clara ausência de ousadia e de capacidade de aproveitamento dos fundos comunitários para potenciar um projeto que poderia fomentar o crescimento económico de toda a região”. 

“ Essa ausência de ambição e de visão estratégica estão plasmadas na solução que agora nos é apresentada”, ou seja, “uma versão minimalista da empreitada de eletrificação da Linha do Alentejo que abandona o projeto de ligação ao Aeroporto de Beja para transporte de passageiros e de mercadorias e, por outro lado, fecha a porta a qualquer possibilidade de ligação entre as regiões do Alentejo e do Algarve, uma vez que abandona a desejada reabertura do troço entre Beja e Funcheira”.

No comunicado, a FBA do PS “lamenta que um investimento de 300 milhões de euros nos conduza aos ‘mínimos olímpicos’ de um projeto que poderia alavancar a economia de toda a região, revelando a tacanhez de quem alterou a sua versão inicial”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima