Projeto “TerrAlimenta” avança no Baixo Alentejo

Alimentação - dieta mediterrânea

A promoção de uma alimentação “sustentável, saudável e tendencialmente de base local” é a grande meta do projeto “TerrAlimenta”, promovido pela cooperativa ESDIME, com sede em Messejana (Aljustrel).

O projeto, apresentado nesta segunda-feira, 9, ao conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), é financiado pelo PDR 2020 e conta com uma parceria alargada constituída por esta instituição e pelos cinco grupos de ação local com atividade no Baixo Alentejo.

A estes juntam-se ainda as câmaras de Mértola e de Ourique, as associações Terra Sintrópica e In Loco, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo e “O Prato Certo”.

A iniciativa, que deve arrancar em março, tem como principais objetivos “a implementação de Sistema Alimentar Territorializado que promova uma alimentação sustentável, saudável e tendencialmente de base local”.

A par disso, o projeto pretende ainda “promover a capacitação dos agentes do território, tendo por base os princípios da dieta mediterrânica”, dinamizar “uma aprendizagem colaborativa” e “definir um modelo de governança para uma futura Bacia Alimentar regional”.

Opinião

Carlos Pinto

24 de Maio, 2024

Tensão extrema!

Vitor Encarnação

24 de Maio, 2024

Sábado à noite

Carlos Pinto

10 de Maio, 2024

O futuro dos Bombeiros!

Napoleão Mira

10 de Maio, 2024

A Alquimia das Favas

Carlos Pinto

26 de Abril, 2024

Abril, sempre!

Carlos Pinto

12 de Abril, 2024

Valerá tudo por tática política?

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima