Projeto em Mértola para recuperar lebre ibérica e coelho bravo

Coelho bravo

A Câmara de Mértola vai lançar um projeto estratégico para a recuperação da lebre ibérica e do coelho bravo no concelho, onde as populações destas espécies têm vindo a diminuir “drasticamente” devido a questões sanitárias.

Segundo a autarquia, o concelho “tem uma marca importante a defender, ‘Capital Nacional da Caça’”, pelo que para “continuar a assumir e agregar a Mértola esta marca” é necessário “sustentabilidade”.

“Nessa perspetiva, a autarquia tem definidas algumas estratégias para o setor da caça, no
sentido de encontrar soluções para alguns dos problemas graves que o setor atravessa”, acrescenta.

É nesse âmbito que surge o Projeto de Recuperação de Coelho-bravo e Lebre-ibérica (PRLIC), que será desenvolvido em quatro fases, a primeira das quais a criação de condições físicas em quatro parques que se situam na Zona de Caça Municipal.

Depois, serão colocados animais de ambas as espécies dentro dos parques para, na terceira fase, “repovoar a Zona de Caça Municipal com os animais criados nesses parques”.

A quarta fase assenta em “replicar este mesmo modelo, nas outras zonas e caça do concelho de Mértola que sintam a necessidade de aumentar os seus efetivos de coelho bravo e lebre ibérica”.

A Câmara de Mértola adianta que, “depois de terminado este projeto”, será lançada uma iniciativa similar, “mas desta vez com o foco na perdiz vermelha”.

Opinião

Carlos Pinto

1 de Dezembro, 2023

Crime(s) à vista de todos!

Vitor Encarnação

1 de Dezembro, 2023

Vidas de cinza

Carlos Pinto

17 de Novembro, 2023

Precipitação?

Napoleão Mira

17 de Novembro, 2023

Guerrilheiro Urbano

Carlos Pinto

3 de Novembro, 2023

Viver o Alentejo em pleno canadá

Vitor Encarnação

3 de Novembro, 2023

Fotografias

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima