Projecto de navegabilidade do rio Guadiana avança no ano de 2018

Projecto de navegabilidade do rio Guadiana avança no ano de 2018

A obra que vai permitir a navegabilidade do rio Guadiana no troço entre o antigo porto mineiro do Pomarão, no concelho de Mértola, e a vila algarvia de Alcoutim será lançada a concurso no início do ano de 2018.
Esta foi uma das garantias que saiu da reunião realizada na passada semana em Mértola, onde se fez o ponto de situação e programação futura relativamente ao processo de navegabilidade do rio, juntando à mesma mesa as entidades com participação no processo.
De acordo com a Câmara de Mértola, no que toca ao troço Alcoutim–Pomarão foi aprovada uma candidatura Interreg, em Abril passado, que permitirá financiar em 75% o desenvolvimento do projeto e a realização da obra, com um custo previsto de um milhão de euros.
“A Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos irá preparar o projecto e lançar a obra no início de 2018”, acrescenta a mesma fonte.
Relativamente ao troço Pomarão–Mértola, continua a autarquia, “já foi autorizado pelo Ministério do Mar o levantamento topo-hidrográfico que se inicia também em 2018, etapa essencial e que determinará as intervenções necessárias para a definição da tipologia de intervenção e das soluções de navegabilidade a adoptar”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima