Distinguir e premiar obras, de iniciativa privada ou pública, “de reconhecida qualidade arquitetónica” realizadas no Alentejo é o grande objetivo da primeira edição do Prémio de Arquitetura do Alentejo, lançado pela Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitetos (SRAOA).
A iniciativa, que tem o apoio de 13 municípios da região, entre os quais o de Odemira e de Moura, vai premiar obras realizadas na área geográfica dos 47 municípios do Alentejo, nas categorias de “Edificação Nova” e “Reabilitação”.
O autor do projeto de arquitetura vencedor em cada uma das categorias receberá um prémio de 5.000 euros, sendo que a submissão de candidaturas pode ser efetuada até dia 8 de maio.
Segundo a SRAOA, “esta iniciativa inédita visa aproximar e suscitar o interesse da sociedade pela arquitetura, assumindo-se como incentivo à promoção e disseminação de boas práticas arquitetónicas e construtivas”.
O prémio pretende igualmente contribuir “para a criação e salvaguarda de um património arquitetónico e para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da região Alentejo, território dinâmico do ponto de vista social, cultural e económico, com grande área geográfica, uma paisagem diversificada e, por isso, diferenciado ao nível das soluções arquitetónicas e construtivas”, acrescenta a mesma fonte.