Petiscos e baldão no concelho de Odemira

Petiscos e baldão no

Agora que os dias são mais curtos e os serões já convidam ao calor da lareira, está de regresso o roteiro “Sonoridades & Sabores” ao concelho de Odemira.
A iniciativa da autarquia local e da Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare tem por objectivo promover a cultura e a gastronomia locais, passando por seis tabernas onde os cantadores ao baldão, os tocadores de viola campaniça e os poetas popular irão mostrar aquilo que valem enquanto se provam os melhores petiscos da região.
O roteiro arranca este sábado, 5 de Novembro, na Taberna da Ti Judite, na localidade de Castelão (freguesia de São Luís). Seguem-se o Café Ângelo, em Cortes Pereiras, na freguesia de Santa Clara (19 de Novembro), a Taberna das Taliscas, na freguesia de Luzianes-Gare (3 de Dezembro) e o restaurante Eira da Alagoa, em Colos (17 de Dezembro).
Já em 2017 o roteiro “Sonoridades & Sabores” vai passar pelo Café Porfírio, em Vale Ferro, na freguesia de Relíquias (7 de Janeiro), e pela Casa da Nave, em Nave Redonda, freguesia de Sabóia (21 de Janeiro).
Nestes seis dias de roteiro, a música encherá os espaços a partir das 15h30, com canto ao baldão acompanhado pela viola campaniça. A partir das 18h00 será dado espaço aos poetas populares e acordeonistas da região. E a partir das 20h00 actuarão os grupos “Os Açordas”, “Duo Sax – Bruno & Lara”, “Atar e Pôr ao Fumeiro”, “Maria do Alto Mira”, sendo que uma das noites será preenchida com fado.
Na componente gastronómica, os petiscos a provar serão o pica-pau, salada de orelha, de bacalhau e de polvo, entremeada de coentrada, moelas, cachola, enchidos e queijos. Como pratos principais, as ementas irão variar entre o cozido de couve, feijoada à alentejana, cozido de grão, galinha de cabidela, sopas de tomate, ensopado de borrego ou polvo à lagareiro.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima