Pedro do Carmo elogia “tradição” da Feira de Garvão

Pedro do Carmo elogia

Na véspera de começar mais uma edição da Feira de Garvão, o presidente da Câmara de Ourique, Pedro do Carmo, assume que o certame é um “marco na tradição regional”.

Quais as expectativas relativamente à Feira de Garvão 2015?
Continuamos a apostar neste evento como um momento importante de afirmação e de valorização do mundo rural, desejamos que seja cada vez mais uma iniciativa que enalteça as diversas atividades que distinguem positivamente a interioridade. Na Feira de Garvão é possível visitar uma exposição de cerca de 500 cabeças de gado, empresas dos sectores agro-alimentares, agricultura e pecuária, artesanato, gastronomia. Praticamente tudo o que o mundo rural produz está exposto neste evento! E pretendemos consolidar, ano após ano, o crescimento da feira, por isso temos investido no espaço envolvente para melhorar as condições de expositores e visitantes.

Qual a importância da Feira para a freguesia de Garvão e para o concelho de Ourique?
É um marco importante da tradição regional, uma feira secular que se distingue na sua especificidade rural. E neste modelo que temos vindo a construir ao longo dos anos, temos a noção de que a promoção que é feita quer a Garvão quer ao concelho de Ourique representa sempre um impacto económico importante, desde logo porque existe a tradição de negócio durante o evento, assinalam-se intenções de negócio e perspectivam-se outras oportunidades. E é importante referir que parte desse impacto económico tem uma incidência forte na micro-produção.

A Feira de Garvão está muito ligada ao mundo rural – que aposta e resultados tem a Câmara de Ourique obtido nesta área?
Acima de tudo, temos realizado um conjunto de projectos e de infra-estruturas que são direccionadas para o mundo rural: as electrificações rurais, a requalificação de caminhos, os projectos de reflorestação, as acessibilidades e os transportes públicos. Visto assim pode parecer despropositado no contexto em que estamos a falar, mas o que é importante destacar é que o conjunto das medidas é que faz o sucesso das soluções. E temos obtido muitos sinais positivos de que a melhoria introduzida tem estimulado maior qualidade de vida, o que representa a vivência das pessoas no meio rural e também de criação de novas oportunidades de negócio.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima