Peças do Museu de Mértola em exposição no Louvre

Peças do Museu de Mértola

Nove objetos da colecção de arte islâmica do Museu de Mértola integram a nova exposição temporária do francês Museu do Louvre, um dos mais importantes do mundo.
A exposição temporária “Le Maroc Medieval – Un empire de l’Afrique à l’Espagne”, organizada pelo museu de Paris e pela Fundação Nacional dos Museus de Marrocos foi inaugurada esta sexta-feira, 17, e pode ser vista no Hall Napoléon do Louvre até ao dia 19 de Janeiro de 2015.
A mostra integra objectos de diversas procedências, como é o caso das peças provenientes de Mértola, e visa dar a conhecer “o apogeu do mundo islâmico ocidental, entre os séculos XI e XV, em áreas como a decoração aplicada à arquitectura, os têxteis, os marfins, os metais e a cerâmica”.
Nesse sentido, o Museu de Mértola disponibilizou nove objetos datados do século XII e da primeira metade do século seguinte que, segundo fonte municipal, “ilustram a importância do acervo desta unidade museológica”.
Entre os objectos em exposição em Paris, destaque para uma talha de cerâmica estampilhada e para algumas peças decoradas com a técnica da corda seca, como o prato na foto.
Depois do Louvre, a exposição – e as peças do Museu de Mértola – irá “atravessar” o Mediterrâneo e ficar patente, até Março, no Museu Nacional de Arte Contemporânea de Rabat, em Marrocos.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima