Peças do Museu de Mértola em exposição no Louvre

Peças do Museu de Mértola

Nove objetos da colecção de arte islâmica do Museu de Mértola integram a nova exposição temporária do francês Museu do Louvre, um dos mais importantes do mundo.
A exposição temporária “Le Maroc Medieval – Un empire de l’Afrique à l’Espagne”, organizada pelo museu de Paris e pela Fundação Nacional dos Museus de Marrocos foi inaugurada esta sexta-feira, 17, e pode ser vista no Hall Napoléon do Louvre até ao dia 19 de Janeiro de 2015.
A mostra integra objectos de diversas procedências, como é o caso das peças provenientes de Mértola, e visa dar a conhecer “o apogeu do mundo islâmico ocidental, entre os séculos XI e XV, em áreas como a decoração aplicada à arquitectura, os têxteis, os marfins, os metais e a cerâmica”.
Nesse sentido, o Museu de Mértola disponibilizou nove objetos datados do século XII e da primeira metade do século seguinte que, segundo fonte municipal, “ilustram a importância do acervo desta unidade museológica”.
Entre os objectos em exposição em Paris, destaque para uma talha de cerâmica estampilhada e para algumas peças decoradas com a técnica da corda seca, como o prato na foto.
Depois do Louvre, a exposição – e as peças do Museu de Mértola – irá “atravessar” o Mediterrâneo e ficar patente, até Março, no Museu Nacional de Arte Contemporânea de Rabat, em Marrocos.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima