Parlamento altera limites de freguesias de Beja e Ferreira (ACT.)

Parlamento altera limites de

O Parlamento aprovou na sexta-feira, 24 de Abril, dois projectos-lei do PS que alteram os limites territoriais das freguesias de Mombeja, Beringel e Ferreira do Alentejo.
A legislação, que partiu de uma iniciativa dos deputados socialistas Luís Pita Ameixa e António Serrano, teve os votos favoráveis dos deputados do Partido Socialista, PCP, Bloco de Esquerda e Os Verdes e a abstenção dos eleitos da maioria PSD/ CDS.
Com a aprovação dos dois diplomas, são alterados os limites entre as freguesias de Mombeja e Beringel e entre Mombeja e Ferreira do Alentejo, alterando igualmente os limites entre os concelhos de Beja e Ferreira do Alentejo.
Entretanto, a Concelhia de Beja do PS já veio a público manifestar a sua satisfação com a nova legislação, que na sua opinião coloca “fim a um absurdo que se mantinha e que persistia, fazendo com que algumas estruturas privadas e públicas da freguesia de Mombeja estivessem na área territorial do concelho de Ferreira do Alentejo e com que uma parte da vila de Beringel fizesse parte da freguesia de Mombeja, agora União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja”.
“Esta situação revestia-se de um caricato administrativo que dificultava a vida dos cidadãos e das entidades públicas que se viam envolvidos em processos de diversa natureza”, acrescenta o PS de Beja em comunicado enviado ao “CA”, sublinhando que este desfecho permite “finalmente fazer coincidir os limites de território quer do concelho de Beja e de Ferreira do Alentejo, quer da freguesia de Mombeja e de Beringel, com a realidade urbana efectivamente existente há décadas”.
Os socialistas argumentam ainda que neste processo não há “vencidos” ou “vencedores”, mas sim a simplificação da vida das pessoas e das autarquias “que habitavam ou que tinham sob sua tutela partes de território contra-natura resultando desse facto, aparentemente insignificante, muitos e complicados transtornos”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima