O concelho de Ourique vai receber, nos dias 8 e 9 de novembro, a primeira edição do Alentejo Gravel, prova que dará acesso ao Mundial desta variante do ciclismo, que decorrerá em 2026 na Austrália.
“Vai ser um grande evento”, frisou João Cabreira, CEO da Cabreira Solutions, empresa que organiza a competição, durante a apresentação pública da prova, nesta segunda-feira, 22, em Ourique, onde o “CA” foi o único órgão de comunicação social presente.
A primeira edição do Alentejo Gravel tem os apoios da Câmara de Ourique e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, contando já com cerca de 600 inscritos, de 35 nacionalidades.
Para o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, este será “o maior evento desportivo que o concelho recebe nos últimos anos”.
O autarca assumiu ainda que Ourique “pode vir a ser uma referência nacional e mundial nesta modalidade”.
Já o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, disse ser “um orgulho” para a região receber um evento desta natureza.
“É um investimento estratégico porque internacionaliza a região”, acrescentou o presidente da entidade regional, considerando que o Alentejo “não conseguiu este evento por acaso, mas sim por apostar em centros de cycling desde há 10 anos”.
O Alentejo Gravel será constituído por dois percursos, um de 87 km e outro de 119 km, que serão percorridos pelos participantes na manhã de 9 de novembro (domingo), a partir das 9h00.
A iniciativa integra ainda no seu programa o evento Gravel Kids, destinado aos mais novos, a 8 de novembro (sábado), e uma caminhada, na manhã do dia seguinte, além de uma exposição de produtos endógenos.