O concelho de Ourique foi integrado esta sexta-feira, 21, pelo Ministério da Agricultura na lista dos concelhos cujos produtores pecuários afectados pela seca vão ser apoiados pelo Estado.
O diploma publicado na quinta-feira em Diário da República abrangia apenas os concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura e Serpa, o que motivou uma carta do autarca de Ourique, Marcelo Guerreiro, para o ministro da Agricultura a apelar a integração do concelho na lista.
De acordo com fonte oficial do Gabinete de Capoulas Santos, o concelho de Ourique não foi incluído de início na lista “por lapso”, tendo sido desencadeado “de imediato o processo de alteração ao despacho”, determinando a sua inclusão.
Através do despacho em causa, o Governo disponibiliza verbas num montante global de três milhões de euros, destinadas a apoiar os produtores pecuários afectados pela seca que atingiu a região do Baixo Alentejo ao longo dos últimos meses.
As declarações de prejuízo deverão ser entregues até dia 10 de Novembro e os pedidos de apoio deverão ser submetidos electronicamente até dia 21 do mesmo mês. O investimento deverá ser realizado até 31 de Dezembro, podendo cada produtor receber até 10 mil euros de apoio.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde