A quinta edição do “Orçamento Participativo” (OP) da Câmara de Castro Verde arrancou na segunda-feira, 1 de maio, numa iniciativa que possibilidade aos cidadãos “proporem e decidirem as obras que querem ver realizadas no concelho”.
Em declarações ao “CA”, o presidente da autarquia, António José Brito, explica que o OP tem como objetivo “”aproximar os munícipes das políticas públicas municipais”, através da “recolha e integração de propostas de utilidade coletiva no orçamento municipal para 2024”.
O edil lembra que na sua última edição, em 2022, o OP de Castro Verde “registou um total de 1.106 participantes inscritos e 363 votos, distribuídos por 11 propostas em áreas como Ambiente, Espaço Público, Educação e Juventude, Ação Social e Saúde, Cultura e Desporto”.
Tal como nas edições anteriores, o OP da Câmara de Castro Verde para 2024 conta com uma dotação total de 50 mil euros, da qual 10 mil euros são destinados a “propostas jovens”, a apresentar por castrenses dos 16 aos 25 anos.
“A par disso, o OP Castro Verde continua a valorizar as freguesias rurais do nosso concelho, destinando-lhe 20 mil euros da dotação total. Os restantes 20 mil euros destinam-se a projetos em todo o concelho”, revela António José Brito.
A apresentação de propostas ao OP decorre até dia 30 de junho, seja através da plataforma online, disponível em https://op.cm-castroverde.pt, ou nas Assembleias e Encontros Participativos agendados para os meses de maio e junho.
O primeiro encontro participativo está agendado para a próxima terça-feira, 9, pelas 21h00, no Centro Cultural de Casével.
Segue-se Castro Verde, com sessão no Fórum Municipal às 21h00 de quinta-feira, 11, e Entradas, a partir das 21h00 de 16 de maio no Centro recreativo.
A 18 de maio será a vez de Santa Bárbara de Padrões (21h00 no Centro Cultural) e dia 23 São Marcos da Atabueira (21h00 no Centro Cultural).
A iniciativa é aberta a todo os cidadãos, com idade igual ou superior a 16 anos, estudantes, residentes ou recenseados no concelho. As propostas a apresenta devem incidir nas áreas de Espaço Público; Espaços Verdes; Higiene Urbana; Cultura e Desporto; Ação Social e Saúde; Educação e Juventude; Modernização Administrativa; Trânsito, Infraestruturas e Mobilidade; Turismo e Desenvolvimento Económico; Ambiente; Segurança e Proteção Civil.