Oito concelhos do distrito são zona de alto risco para a gripe das aves

Oito concelhos do distrito de Beja surgem entre as zonas onde a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) determinou o confinamento de aves domésticas devido ao “alto risco” para a gripe aviária.

Segundo a DGAV, são zonas de alto risco os municípios de Alvito, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Odemira e Vidigueira.

Nesse sentido, e de acordo com o edital da DGAV, “as aves de capoeira e aves em cativeiro detidas em estabelecimentos, incluindo detenções caseiras, localizadas nas freguesias incluídas na lista das zonas de alto risco para a gripe aviária deverão ser confinadas aos respetivos alojamentos de modo a impedir o seu contacto com aves selvagens”.

A DGAV acrescenta que “a gripe aviária é uma doença infecciosa viral que atinge aves selvagens, de capoeira e outras aves mantidas em cativeiro”, sendo que os vírus de alta patogenicidade “provocam mortalidade muito elevada, especialmente nas aves de capoeira”.
Tal tem “um impacto importante na saúde das aves domésticas e selvagens, bem como na produção avícola, uma vez que constitui motivo de suspensão da comercialização de aves vivas e seus produtos nas zonas afetadas e pode ser motivo de impedimento de exportação de aves e produtos a nível nacional”.

As aves domésticas em estabelecimentos localizados nas zonas de alto risco, incluindo capoeiras domésticas e aves em cativeiro, têm de estar, obrigatoriamente, em cativeiro.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima