Promover a cidadania ativa e envolver os jovens durante o período de férias de verão é o grande objetivo do programa de voluntariado jovem “Mexe-te OJovem”, que a Câmara de Odemira volta a promover em 2023.
A iniciativa é destinada a jovens dos 12 aos 25 anos, residentes no concelho de Odemira, sendo que as ações de voluntariado decorrem entre os meses de julho e agosto.
Segundo a autarquia, o programa visa “abranger o maior número de jovens”, tendo a parceria da juntas de freguesia de Boavista dos Pinheiros, Sabóia, São Salvador e Santa Maria, São Teotónio e São Martinho das Amoreiras, bem como das associações TIC TAC e Foz do Mira, Fundação “O Cerro”, cooperativa TAIPA e Sociedade Recreativa São Teotoniense.
Em comunicado, a Câmara de Odemira explica que o programa vai incluir “várias as ações de voluntariado propostas”, desde apoio no Centro de Recolha Oficial de Odemira a trabalhos conservação e manutenção de espaços verdes, apoio em diversas respostas de ATL e OTL existentes no concelho, apoio nas atividades sociais realizadas nas Freguesias, entre outras atividades.
“Esta iniciativa integra-se no programa municipal na área da Juventude ‘Odemira Acredita em Ti’, programa transversal a inúmeras áreas, que tem vindo a construir um percurso de incentivo à cidadania ativa junto dos jovens”, conclui a autarquia.