Odemira promove Jornadas Escolares

Proporcionar experiências de ensino fora do contexto escolar, “no sentido de inspirar a identidade cultural e sentimento de pertença ao território”, é um dos objetivos das Jornadas Escolares, que a Câmara de Odemira promove nesta sexta-feira, 13.

A iniciativa, dinamizada no âmbito do programa ODETE – Odemira Território Educativo, contará com a participação de 300 alunos dos vários agrupamentos de escolas do concelho e promete “um dia de atividades dedicadas à cultura e património, participação cívica, desporto e promoção ambiental”.

Nesse sentido, adianta a Câmara Municipal, e para um contacto com gestão autárquica e com a democracia, estão agendadas visitas ao edifício dos Paços do Concelho e à exposição “Testemunhos de abril”.

Já no desporto estão previstas visitas às piscinas e ao estádio municipal, “onde o andebol é a modalidade a explorar, bem como a canoagem no rio Mira”.

Por sua vez, na componente cultural, estão preparadas visitas ao moinho de vento, à igreja da Misericórdia de Odemira e aos marcos da barca na zona ribeirinha, além de uma “Hora do Conto” e uma visita à Biblioteca Municipal José Saramago.

No Jardim da Fonte Férrea, os alunos serão convidados a plantar árvores, experimentar jogos tradicionais e muitas brincadeiras, havendo ainda tempo para música e pintura de mural no Jardim Sousa Prado.

No sentido de partilhar “conhecimento e estimular o interesse pela leitura”, a Câmara de Odemira vai oferecer aos alunos participantes nas Jornadas Escolares um conjunto de obras literárias sobre o concelho.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima