A Câmara de Odemira recebeu, pelo segundo ano, o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, pelo trabalho desenvolvido através do projeto “Cui(Dar)+”, que financia e é dinamizado no concelho pela TAIPA.
Segundo adianta a autarquia, a segunda edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) distinguiu 42 municípios de todo o país, que implementam nos respetivos territórios medidas e ações de apoio aos cuidadores informais.
O projeto “Cui(Dar)+”, financiado pela Câmara de Odemira, tem vindo a ser implementado pela cooperativa TAIPA e assenta “na dinamização de uma estrutura de apoio e de acompanhamento aos cuidadores formais e informais”, explica a autarquia.
Para tal, o projeto assenta em três níveis de bem estar, psicológico, social e físico, “através do Gabinete de Apoio ao Cuidador que presta apoio psicológico, orientação e encaminhamento social e promove o descanso do cuidador”.
A Câmara de Odemira acrescenta que o “Cui(Dar)+” dinamiza ainda “um conjunto de ações de sensibilização e capacitação na área da prestação de cuidados a cuidadores informais e formais”.